Acompanhamento individual especializado

Apoio adaptado e personalizado às características e necessidades do indivíduo e do contexto. Intervenção nas valências de psicologia, terapia da fala e psicomotricidade. Inclui avaliação inicial para apurar as dificuldades e recursos, bem como orientar a intervenção, e reavaliação, comparando os resultados iniciais e finais.

Prevenção de Bullying e Regulação do Stress

Este projeto, registado no IGAC com o nº 3275/2017, consiste numa abordagem inovadora, apoiada em fundamentos psicofisiológicos, cognitivo-comportamentais e neuro-psicológicos, que atua de modo bilateral (influenciando aluno e aplicador) e visa regular as emoções e o stress; facilitar as capacidades de atenção, concentração e memória, bem como o processo de aprendizagem; desenvolver comportamentos adaptativos e promover o estabelecimento de relações interpessoais adequadas. É desenvolvida em sala de aula, com os alunos sentados nos seus lugares habituais, consumindo escassos recursos logísticos e temporais.

A técnica é constituída por duas partes: um primeiro momento de relaxamento, com facilitação de ampliação da consciência, aproveitando a produção de ondas-alfa que facilitam um estado de descontração potenciando a apreensão do meio, ultrapassando assim a barreira racional e entrando no subconsciente. Criando as condições ideais para assimilação de sugestões e reforço do self, das quais farão parte sentimentos e comportamentos mais adaptativos e adequados.

Atualmente, o projeto é aplicado a cerca de 1000 alunos.

EstimuLuz – Estimulação Neurocognitiva para o Sucesso Escolar

Programa que atua em duas vertentes, um primeiro foco na integração e assimilação de conteúdos letivos através de imagética guiada, e outra vertente de estimulação de funções cognitivas. Ambas as atividades são realizadas em grupo e em sala de aula, potenciando o sucesso académico.

Formação especializada para a Comunidade Escolar

Formação (Auto)Regulação do Stress em Contexto Escolar

Formação para professores, acreditada pelo Centro de Formação de Escolas António Sérgio, com duração de 25h = 1 crédito. Capacita os docentes para a realização da técnica de Regulação do Stress em sala de aula.

Contamos com 270 professores formados.

Identificação e prevenção do Bullying e Comportamentos autolesivos/suicídio

Formação destinada a toda a comunidade escolar para aquisição de novas estratégias de atuação e desempenho de um papel fundamental na prevenção e gestão de situações de risco em contexto escolar.

Identificação e atuação face à patologia

Ação de sensibilização, direcionada a professores, para a identificação de perturbações através da observação quotidiana de sintomatologia típica (perturbações do espectro do autismo, hiperatividade com/sem défice de atenção, dislexia/disgrafia/discalculia, perturbação de oposição desafiante); com partilha de estratégias pedagógicas, relacionamento e atuação.